INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO - ODS 4
O que são os ODS?
Em 2015, a ONU se reuniu para criar um plano de ação com o intuito de erradicar a pobreza, promover uma vida digna para todos e fortalecer a paz universal. Assim nasceu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um texto que trazia dezessete objetivos; esses objetivos foram chamados de “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, os ODS.
É em um desses dezessete objetivos que o nosso projeto de Pré-Iniciação Científica tem principal foco, o ODS 4, que traz um tema de extrema importância para a população e é base para a formação de indivíduos em uma sociedade; a educação. Nosso objetivo é fazer um mapeamento do trabalho que as escolas vêm fazendo em relação a promoção de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e que promova oportunidades de aprendizagem para todos.
Após quatro ciclos de pesquisa muito bem sucedidos, agora nos encaminhamos para um quinto, dando continuidade ao projeto e buscando compreender ainda melhor como está o andamento da Agenda 2030 nas escolas.
Sobre a nossa pesquisa
Nosso projeto de pesquisa carrega o título "Olhar Direto de Saberes: mapeamento dos ODSs Locais (foco no ODS 4 - Educação de qualidade)".
Já foram concluídos quatro estágios da pesquisa. O primeiro (I) ciclo, realizado entre 2019-2020, concentrou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira abrangente. O segundo (II) ciclo, ocorrido entre 2020-2021, teve como principal propósito mapear, através da perspectiva dos gestores, o alinhamento das escolas públicas na Região do Butantã com o ODS 4, que trata da Educação de Qualidade. No terceiro (III) ciclo, que transcorreu entre 2021-2022, exploramos a percepção dos alunos sobre seus conhecimentos relacionados aos ODS, a crença na contribuição da escola para esses objetivos e, sobretudo, avaliamos o impacto das aulas durante o período de pandemia e como os estudantes foram afetados. Por fim, o quarto (IV) ciclo, realizado entre 2022-2023, concentrou-se na observação do sistema educacional nas escolas públicas no cenário pós-pandemia.
Estamos agora iniciando o quinto (V) ciclo, que ocorrerá entre 2023-2024, com o objetivo de analisar a percepção dos professores em relação às ações pedagógicas oferecidas pelas escolas públicas no contexto pós-pandêmico, considerando o retorno presencial obrigatório.
Acompanhe-nos aqui no site e em nossa página do Instagram para se manter informado sobre os próximos passos deste novo ciclo!
Conheça o projeto!
Fase I (2019-2020)
Nesta etapa da pesquisa o projeto visou compreender o que são os ODS, como está o andamento da Agenda 2030 e também de quais maneiras a Etec Cepam contribui para o cumprimento dessa agenda. Além disso, o projeto visou contribuir com a ampliação do debate sobre os ODSs na Universidade de São Paulo e Etec Cepam buscando trazer luz ao tema e sobre metodologias pedagógicas que o abordam em escolas de nível médio e técnico.
O conteúdo completo desta etapa da pesquisa você encontra em nosso relatório final, em PDF, no link abaixo.
Fase II (2020-2021)
O objetivo geral desta segunda etapa da pesquisa foi analisar como as escolas públicas de educação básica (Ensino Fundamental ciclo II/Ensino Médio) da região do Butantã enxergam sua contribuição com a Agenda 2030 da ONU, a partir das ações que desenvolvem. Como objetivos específicos destacam-se: verificar o entendimento das escolas sobre os ODS, identificar ações inovadoras nas escolas relacionadas ao ODS e contribuir para a disseminação dos ODSs nas escolas da região.
Veja o conteúdo completo disponível no nosso Relatório Final em PDF, link abaixo:
Fase III (2021-2022)
Dando continuidade aos esforços no ciclo anterior da pesquisa, nossa equipe de estudos de Pré-Iniciação Científica avança para a fase III - 2021/2022, contando neste novo ciclo, além da participação da Etec CEPAM e EACH/USP, com a parceria da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e UNICID (Universidade Cidade de São Paulo).
Nesta etapa o foco foi analisar o panorama da educação sob a perspectiva dos alunos. Quais os impactos da pandemia na vida escolar, as eventuais dificuldades vividas no ambiente familiar e no ambiente escolar, como foi vivenciado o ensino remoto e quais as expectativas e ressignificações observadas no âmbito educacional e profissional.
Conteúdo completo disponível em PDF no link abaixo:
Fase IV (2022-2023)
O ciclo de 2022-2023 trouxe à tona a continuidade do processo desenvolvido nos períodos anteriores. Condicionando agora a observação do sistema educacional nas escolas públicas pós-pandemia, a uma esfera que, além de abranger como tema principal os estudantes e seus respectivos desempenhos diante das condições de ensino oferecidas pela escola, trata de forma objetiva, a análise das medidas adotadas pela gestão para o contorno da situação enfrentada.
Veja o conteúdo completo disponível no nosso Relatório Final em PDF, link abaixo:
Fase V (2023-2024)
PESQUISA EM ANDAMENTO!
O projeto visa verificar quais os desafios identificados pelos docentes com o retorno presencial obrigatório, quais orientações receberam e como se organizaram para colocá-las em prática. Para fazer esta verificação, a intenção é realizar entrevistas com professores/as envolvidos/as nessas ações nas mesmas escolas que participaram dos dois ciclos anteriores (quatro escolas públicas da região do Butantã na cidade de São Paulo). Com o término deste ciclo 2023-2024, será possível comparar as percepções de discentes, equipe de gestão escolar e docentes.
Aprecie a leitura!!!
O livro: PRÁTICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Estudos de Casos em Instituições de Ensino, já está publicado! Escrevemos um Capítulo, baseado em nossa pesquisa, fase II - 2020/2021.
Realizado pelo projeto Práticas ODS que trata da temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino, públicas ou privadas, modalidade de ensino básico ao superior.
Professores Responsáveis
Gisele da Silva Craveiro - EACH-USP
Silvia da Silva Craveiro - ETEC CEPAM
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz - UNICID